
Nascido nas Ilhas Baleares, é atualmente o número três do ranking mundial da ATP e o segundo tenista masculino a conseguir atingir a posição de número dois antes dos vinte anos, tendo o primeiro sido Boris Becker.
Rafael Nadal é filho de Sebastián Nadal e sobrinho de Miguel Ángel Nadal, zagueiro da seleção espanhola de futebol na década de 1990. Desde jovem, já surpreendia a todos por sua determinação, e conquistou a simpatia do seu antigo ídolo e hoje amigo Carlos Moyá.
Em 2002 ganhou o seu primeiro jogo em Mallorca contra Ramon Delgado com apenas quinze anos tornando-se o nono jogador a ganhar uma partida no circuito ATP da era Open com menos de dezesseis anos.
Em 2003 entrou para os primeiros 50 do ranking ATP com apenas dezesseis anos.
Já em 2005 conseguiu chegar ao top 5 do ranking depois de ter ganho dez títulos, incluindo quatro ATP Master Series (Monte Carlo, Roma, Montreal e Madrid), derrotando Guillermo Coria nas finais de Monte Carlo e Roma, Andre Agassi em Montreal e o croata Ivan Ljubičić em Madrid. Possui seis títulos de Grand Slam (Roland-Garros, Grand Slam francês disputado no saibro, em 2005, na sua primeira participação, em 2006, 2007 e em 2008, ano em que também ganhou o torneio de Wimbledon, superando na final o então nº 1 do mundo, Roger federer, no jogo considerado por muitos como o maior de todos os tempos), e o aberto da Austrália vencendo Federer na final em 5 sets.
Em Roland-Garros, conquistou o título após derrotar o número um do mundo Roger Federer na semifinal no dia do seu 19º aniversário. Com dezenove anos e dois dias, transformou-se no sexto mais novo vencedor de um torneio do Grand Slam, e no quarto campeão mais novo de Roland-Garros na era Open. Transformou-se no sétimo jogador a ganhar um torneio do Grand Slam na sua primeira aparição no evento, e o primeiro desde Andre Agassi no Open da Austrália de 1995. Transformou-se no primeiro adolescente a ganhar um Grand Slam desde que Pete Sampras ganhou os US Open em 1990 com dezenove anos. Nadal é o primeiro a ganhar seis títulos em um ano desde Agassi em 1988 com dezoito anos.
No dia 18 de agosto de 2008 assumiu a 1ª posição do ranking da ATP, desbancando o até então nº 1 Roger Federer, na liderança havia 237 semanas consecutivas. No início de 2009 confirmou ainda mais a sua versatilidade no diferentes pisos ao vencer o título na quadra sintética do Australian Open, derrotando o suíço Roger Federer na final e levando a taça da competição para a Espanha pela primeira vez na história. No dia 31 de maio de 2009 perde sua primeira partida em Roland Garros para Robin Soderling, número 25 do ranking, em parciais de 6-2, 6-7 (2-7), 6-4 e 7-6 (7-2) nas oitavas de final. Primeira derrota do espanhol em uma partida melhor de 5 sets no saibro.Torneio o qual teve como vencedor masculino o suíço Roger Federer. Enfrentando problemas de contusão não defende o título conquistado no torneio de Wimbledon em 2008, perdendo para Roger Federer o posto de número 1 do mundo, após 10 meses. Em 17 de agosto de 2009, caiu para a terceira posição no ranking.
País: Espanha
Residência: Manacor
Data de nasc: 3 de Junho de 1986 (23 anos)
Local de nasc: Manacor - Espanha
Altura: 1,85 m
Peso: 85 kg
Treinado por Toni Nadal
Profissionalização: 2001
Mão: Canhoto
Valor estimado em: US$ 24 542 228
Nenhum comentário:
Postar um comentário