quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Novo Enem - Dicas de Estudo

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh7DnWuam8itHAVKvPWw0FayQaPgghZSPeL40YOPYTNUvQpP_3P20S0N5DSR07dq87i7Nj7EDWp0vT1V7qNt2ARrGntCWb4uziREbMLBI0r6uj_PT9nRqHOHcbRaCiutJGVPF123bZiN3uf/s400/novo-enem.jpg

Aplicado em outubro, o novo Enem será dividido em quatro áreas: linguagem, ciências da natureza, ciências humanas e matemática, além da redação. Com os mesmos conteúdos pedidos pelos atuais vestibulares, terá formato diferenciado, priorizando a capacidade de raciocínio e compreensão.
Para a orientadora pedagógica do Cursinho da Poli (SP), Alessandra Venturi, a adoção do Enem por grandes universidades fará com que as escolas se preocupem mais em desenvolver competências e habilidades dos alunos. "Quem não teve isso no colégio e não está fazendo um cursinho voltado para o exame vai ter de trabalhar mais", analisa. Saber interpretar tabelas e gráficos de diferentes assuntos, além de relacionar conteúdos de diferentes disciplinas são algumas das habilidades exigidas.
"Na verdade, não há grandes diferenças. O aluno que está estudando para os vestibulares está se preparando para o Enem. São os mesmos conteúdos. O aluno tem de treinar o tipo de questão do Enem", diz Vera Lúcia da Costa Antunes, coordenadora do Colégio e Curso Objetivo, em São Paulo, ressaltando que o fundamental é a dedicação do candidato.
Ambas as coordenadoras aconselham a solução de simulados, de provas antigas e do modelo que será divulgado pelo Ministério da Educação, além da leitura de jornais diários, com um olhar crítico e multidisciplinar. "O mundo não é disciplinar. Esse é o momento de olhar a mesma notícia de vários ângulos. O acidente com o avião da Air France pode inspirar provas de Geografia, Física, Matemática", exemplifica Alessandra.

http://www.anglovestibulares.com.br/images/guara/inst_sala_aula1.jpg http://www.anglovestibulares.com.br/images/pinda/serv_aulas_aprofund.jpg

Um comentário: