
Os Karts foram originalmente criados nos Estados Unidos da América nos anos 50 após a Segunda Guerra Mundial por pilotos de aviões interessados em inventar um desporto para os tempos de folga. O norte-americano Art Ingels é internacionalmente conhecido como o pai do Kart. Ele construiu o primeiro Kartódromo no Sul da Califórnia em 1956. O desporto rapidamente se espalhou para outros países e atualmente é muito praticado na Europa.
No Brasil, o kart começou a tomar forma na década de 60. Atualmente, a corrida de maior destaque do kart nacional é a "500 Milhas de Kart Granja Vianna", em qual diversos pilotos do mundo inteiro disputam volta a volta todas as 12 horas de prova.
Em Portugal, o karting apareceu também, na década de 60. Actualmente, há kartódromos espalhados por todo o pais, mas há, em maior número, na região centro do país.
Julio ReisOs principais nomes da história dessa modalidade no Brasil são: Carol Figueiredo, Maneco Combacau, Wilson Fittipaldi Jr, Emerson Fittipaldi, Walter Travaglini, Ayrton Senna, Mario Sergio de Carvalho, Paulo Carcasci, Rubens Barrichello, Renato Russo, Rubens Carrapatoso, André Nicastro, Danilo Dirani, Christiano "Tuka" Rocha, Clemente Faria Jr. e Sérgio Jimenez.
O karting também é utilizado como meio de inclusão por portadores de necessidades especiais, que disputam corridas em igualdade de condições com os pilotos fisicamente normais. No Brasil os mais destacados pilotos portadores de necessidades especiais são o kartista paulista Julio Reis (surdo) e o kartista paranaense Sergio Vida (paraplégico), com muitas vitórias e títulos em seus palmarés.
Existem vários Kartódromos em São Paulo, como os:
Kartódromo Internacional de Guaratinguetá – Guaratinguetá (SP)
Kartódromo Ayrton Senna da Silva – Interlagos – São Paulo (SP)
Kartódromo Internacional Granja Viana – Cotia (SP)
Kartódromo Arena Schincariol – Itu (SP)
Os preços das corridas de karts não são muito agradáves, mas vale a pena conferir.
Geralmente os Karts de 5,5 Hp's na bateria dos kartódromos, sai em média de 60 reais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário